Presencial

Imagem do curso 2024/1 - GEO017 - G - PRÁTICA DE ENSINO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Presencial
Compreender a relevância do exercício prático na educação básica e refletir sobre o processo ensino-aprendizagem perante as realidades escolares e das salas de aula, com a oportunidade de aprender ou reavaliar as próprias práticas docentes na área geográfica.
a) Identificar oportunidades e desafios no ensino contemporâneo de Geografia;
b) Revisar teoricamente o planejamento de ensino e propor atividades práticas para a transposição didática entre universidade-escola, contextualizadas devidamente com documentos normativos e livros pedagógicos; e
c) Esboçar individual e coletivamente propostas educacionais para as futuras vivências previstas em estágios supervisionados.
Imagem do curso 2024/1 - GEO020 - G - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Presencial
Distinguir as propostas educativas que envolvem a questão ambiental e debater seus resultados teóricos e práticos.
a) Identificar os distintos propósitos temporo-espaciais da educação ambiental, junto aos da sustentabilidade, e seus reflexos na legislação e no ensino;
b) Criticar a normalidade superficial, imediata e singela da educação ambiental no processo ensino-aprendizagem e sua convergência central na educação formal; e
c) Demonstrar espaços e seus temas correspondentes para o exercício prático/didático da educação ambiental, adequada a outras racionalidades e saberes.
Imagem do curso 2024/1 - GEO013 - G - CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
Presencial
Compreender a dinâmica climática relacionada notoriamente com a produção do espaço e, assim, inferir o clima como fenômeno geográfico.
a) Comparar as distintas concepções de clima e sumariar a história da Climatologia genuinamente Geográfica;
b) Identificar a gênese e as particularidades dos climas a partir de suas classificações;
c) Debater as principais temáticas dos estudos climáticos em diferentes escalas temporo-espaciais; e
d) Refletir sobre a percepção e exposição socioespaciais em eventos extremos, junto às medidas para o aumento da resiliência social e justiça espacial.