DEAD/UFVJM conquista aprovação de projeto para apoio a alunos do ensino médio da rede pública

DEAD/UFVJM conquista aprovação de projeto para apoio a alunos do ensino médio da rede pública

by RICARDO DE OLIVEIRA BRASIL COSTA -
Number of replies: 0

Projeto da Diretoria de Educação a Distância vai oferecer 5 mil vagas para escolas localizadas no território de atuação da UFVJM

Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD) da UFVJM conquistou a aprovação do projeto Apoio Pedagógico para estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas localizadas no território de atuação da UFVJM pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O projeto vai oferecer 5 mil vagas, terá duração de 4 meses, e tem previsão de início para o mês de agosto deste ano.

De acordo com a diretora da DEAD, professora Mara Lúcia Ramalho, a proposta tem como objeto o apoio pedagógico para estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio de escolas públicas no contexto do ensino remoto, adotado no estado de Minas Gerais, tendo em vista o cenário atual do Brasil da pandemia da Covid-19.

“As 5 mil vagas oferecidas para alunos pelo projeto serão distribuídas nos municípios localizados no território de atuação da UFVJM, com polos de apoio presencial da CAPES, mantidos pelas prefeituras municipais, objetivando a acessibilidade tecnológica dos jovens a tecnologias da informação e comunicação”, detalha Mara.

A diretora destaca que o projeto será organizado no formato de extensão universitária e envolverá todos os cursos de licenciatura da Diretoria: Pedagogia, Matemática, Física e Química; e, também, as especializações lato sensu de Ensino em Geografia e Ciência é 10!.

Mara explica que “a ação é decorrente de uma construção com bases pactuadas entre a Secretaria de Estado de Educação do estado de Minas Gerais, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seccional de Minas Gerais (Undime), a Diretoria de Educação a Distância da Capes (DED/Capes), e a Reitoria da UFVJM”.

Para execução do projeto, a diretora informa, ainda, que serão realizados processos seletivos para professores, tutores e estudantes. “Em breve vamos publicar essas informações”.

(Editado por RIANN MARTINELLI BATISTA - envio original quarta, 10 mar 2021, 17:30)