Guia Aluno Versão Nova

Educação à distância: contexto, público alvo e objetivos

A educação à distância (EaD) constitui-se como um dos mais importantes instrumentos de difusão do conhecimento, sendo, portanto uma estratégia de ampliação das possibilidades de democratização do acesso à educação. Assim, tem sido apontada como uma ferramenta alternativa para enfrentar o desafio da formação docente, meta consubstanciada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei 9394/96) que exige que todos os professores da Educação Básica tenham formação superior.

Para garantir a consecução dessa meta, a EaD ganha relevância, principalmente nesse momento em que constitui ação prioritária da política pública brasileira a ampliação dos programas de formação – inicial e continuada – dos professores, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação no país. Saiba mais sobre a Universidade Aberta do Brasil, programa que fomenta os cursos oferecidos pela DEAD.

Há que se considerar ainda, a pertinência e importância da EaD na formação de professores, por ser uma modalidade flexível de educação, possibilitando, por um lado, atenuar as dificuldades que os formandos enfrentam para participar de programas de formação em decorrência da extensão territorial e da densidade populacional do país e, por outro lado, atender o direito de professores e alunos ao acesso e domínio dos recursos tecnológicos que marcam o mundo contemporâneo.

A educação à distância, mediada pelas diferentes tecnologias, principalmente pelas tecnologias digitais, permite a professores e alunos se envolverem em situações de ensino/aprendizagem, em espaços e tempos que não compartilham fisicamente, mas que atendam às suas necessidades e possibilidades, contribuindo assim, para a garantia do direito à educação e ao exercício da cidadania.

Nesse sentido, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, inserida na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, consoante a sua missão e compromisso com o desenvolvimento dessa região e do país, passa a oferecer a modalidade de Educação a Distância.

A Plataforma Moodle

Para dar suporte aos cursos de ensino à distância, tanto presenciais quanto  em cursos na modalidade à Distância, foi feito um estudo envolvendo profissionais especializados em várias áreas, através de uma Equipe Multidisciplinar que dá suporte à Diretoria de Educação Aberta e à Distância da UFVJM.

Após análise de diversas opções disponíveis para criação de salas de aula virtual, optou-se pela Plataforma Moodle.

São vários os motivos que levaram à essa escolha, mas podemos destacar alguns, como: 

  • o Moodle é um software livre (fonte aberta)

A expressão fonte aberta tornou-se um termo restrito a um certo círculo de pessoas. Para aqueles que não estão acostumados com a linguagem técnica é difícil entender como essa idéia estranha e poderosa mudou para sempre o mundo de desenvolvimento de softwares . A ideia em si é bastante simples: fonte aberta significa que os usuários têm acesso ao código fonte do software. Pode-se examinar (alterar, ampliar, modificar) o programa ou mesmo usar partes dele para aplicações de interesse pessoal.

E por que isso é importante? Primeiro, softwares de fonte aberta adotam valores acadêmicos de liberdade, avaliação pelos pares e compartilhamento do conhecimento. Qualquer pessoa pode baixar o Moodle gratuitamente, modificar ou acrescentar módulos, corrigir erros, melhorar seu desempenho ou simplesmente aprender observando como outras pessoas usam o ambiente e resolvem problemas. Em segundo lugar, ao contrário dos sistemas proprietários o Moodle pode ser instalado sem nenhum custo (em quantos servidores você desejar). Ninguém poderá retirá-lo de você, aumentar os custos de manutenção ou fazê-lo pagar por atualizações. Ninguém pode forçá-lo a fazer atualizações, comprar ferramentas que você não deseja ou determinar quantos usuários você pode ter.

  • o Moodle tem uma grande comunidade de colaboradores, a nível mundial

Isso permite que, através da experiência de uso e exaustivos testes, sejam implementadas sempre novas e melhores funcionalidades, com suporte a complementos voltados para diversas áreas dos conhecimento, além de detecção e correção de erros, segurança e desenvolvimento de novas tecnologias.

  • o Moodle possibilita integração com outros softwares

No caso da UFVJM, foi desenvolvido um Módulo de Integração entre o e-Campus (sistema de gerenciamento acadêmico e administrativo da UFVJM) e o Moodle. Com isso, existe uma sincronia entre dados de alunos matriculados nos cursos de Graduação, Pós Graduação e Extensão da UFVJM.


Orientações Básicas

É comum tratar o Moodle como um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Para acessar e utilizar o AVA, você pode se orientar através deste guia.

Acesso ao AVA

Você deve abrir um navegador de internet através de um computador, celular ou tablet. Dê sempre preferência aos navegadores Chrome ou Firefox, pois eles têm maior compatibilidade com recursos avançados do Moodle.

O endereço de acesso é https://moodle.ead.ufvjm.edu.br. A tela de acesso ao AVA pode ser vista na FIGURA 1.

Figura 1 – Tela principal do AVA Moodle UFVJM

Fonte: Equipe Multidisciplinar DEAD

Login e senha

Todos os discentes e docentes cadastrados em disciplinas no e-campus tem acesso à estas mesmas disciplinas no AVA Moodle (no caso de cursos de EAD). Os docentes que optam por utilizar o AVA como complemento ao ensino presencial devem solicitar a criação de turmas ao coordenador de curso.

Você deve inserir seus dados de usuário e senha na barra de usuário, conforme destacado na FIGURA 2.

Os dados para acesso são:

Usuário: matrícula

Senha: a mesma do e-campus (conta institucional). Se você precisar alterar sua senha, basta fazer isso no e-campus que automaticamente será sincronizado com o AVA Moodle.

Figura 2 – Área de autenticação

Autenticação

Fonte: Equipe Multidisciplinar DEAD

Após efetuar o login no AVA, repare que |no local barra de acesso agora você vê a barra de usuário. O seu nome aparecerá no canto superior à direita na tela, e você terá acesso a várias funcionalidades disponíveis para seu usuário. O vídeo 1 apresenta essa área.

Vídeo 1 - Apresentação do Menu de Usuário

Fonte: Equipe Multidisciplinar

As principais funcionalidades disponibilizadas para os usuários são:

 - Painel

O painel leva à uma tela que mostra as disciplinas que um usuário tem cadastradas para ele. 

 - Ver e Modificar Perfil

Você deve usar essas funcionalidades para ver o seu perfil no AVA. Mantenha suas informações de perfil sempre atualizadas. Para isso, você deve acessar "Modificar Perfil" e completar informações pessoais, como mostrado no Vídeo 2.

Vídeo 2 - Modificar Perfil

Fonte: Equipe Multidisciplinar

Acesso às suas disciplinas

Para acessar suas disciplinas, você deve utilizar a barra de navegação do AVA e escolher a opção "Meus Cursos" (Figura 3). Você terá acesso à todas as suas disciplinas disponíveis. É como entrar em sua sala de aula, mas no Ambiente Virtual.

Figura 3 - Meus Cursos

Cursos

Fonte: Equipe Multidisciplinar

Disciplinas - Visão Geral

Agora que você acessou uma disciplina, ou entrou em uma sala de aula no Ambiente Virtual de Aprendizagem, você conseguirá ver todo o conteúdo que o professor disponibilizou. 

O conteúdo de uma disciplina pode ser classificado em duas categorias: Recursos e Atividades.

Recursos são ferramentas para apoio que o professor utiliza para apresentação de conteúdos relacionados à sua disciplina. Os principais recursos disponíveis no AVA Moodle são Arquivo (arquivos de vários tipos, como PDF, DOC, Vídeo, Áudio, Slides), Páginas (páginas HTML com recursos multimídia), Links, Pastas (conjunto de vários arquivos), Livros (conjunto de várias páginas). Os recursos não requerem que você dê um retorno dentro do AVA.

Atividades são ferramentas que possibilitam interação do professor com o aluno. As principais atividades são Tarefas (envio de arquivos de trabalhos ou textos), Questionários (provas online), Fórum, Lição (um conjunto de páginas seguidos de questões). As atividades podem ter configurações adicionais, como tempo de acesso para responder as questões de uma prova, prazo de envio de um trabalho ou quantidade de palavras em um texto online. Todas as atividades são intuitivas, de fácil acesso e podem também ser avaliadas através de notas. Você deve ficar atento a tudo isso dentro da sua disciplina, acessando cada uma delas regularmente.

O vídeo 3 mostra como enviar um arquivo PDF (previamente criado e salvo no disco do computador) para uma Tarefa numa disciplina.

Vídeo 3 - Tarefa de envio de arquivo

Fonte: Equipe Multidisciplinar

O vídeo 4 mostra como responder e enviar um questionário (prova online).

Vídeo 4 - Responder um questionário / prova online

Fonte: Equipe Multidisciplinar

Outra atividade muito comum dentro de uma disciplina no AVA é o Fórum. Os fóruns podem ser explorados de diversas formas pelos professores. Entre as mais comuns estão os Fóruns de Dúvidas (os alunos enviam mensagens dentro de tópicos), Fóruns Avaliativos (o professor insere um tópico com uma questão que deve ser respondida pelo aluno, e depois atribui uma nota para cada aluno de acordo com sua resposta) ou simplesmente um fórum de apresentação de todas as pessoas dentro da disciplina.

É importante que você fique atento às instruções de cada recurso ou atividade proposta pelo professor da disciplina, e acesse cada conteúdo postado.

Caso tenha qualquer dúvida, deve imediatamente usar as ferramentas para entrar em contato com o professor ou tutor da sua disciplina.

 - Notas

Você tem acesso às notas lançadas nas suas disciplinas. Ao clicar nessa opção, você será direcionado a uma tela para escolha da disciplina que deseja consultar as notas (Figura 3), e , ao escolher a disciplina que deseja, terá acesso às notas lançadas nela (Figura 4).

Figura 4 – Tela para para escolher disciplina

Notas

Fonte: Equipe Multidisciplinar

Figura 4 – Notas de uma disciplina

Notas disciplina

Fonte: Equipe Multidisciplinar

 - Sair

Você deve ficar atento a clicar nesse botão todas as vezes que for sair do AVA. Isso resguarda seus dados e te proporciona segurança. Principalmente quando estiver utilizando um dispositivo de terceiros (como um computador de uma copiadora ou um celular de um colega).

Mensagens

A atual versão do AVA Moodle possui um sistema de mensagens avançado, que permite a troca de mensagens em tempo real entre usuários e ao mesmo tempo é integrado com o sistema de envio de mensagens por email. Desta forma é possível conversar com outras pessoas enquanto elas estão conectadas simultaneamente (recurso síncrono) ou não (recurso assíncrono). 

Veja como acessar a ferramenta e enviar uma mensagem no Vídeo 5.

Vídeo 5 - Mensagens

Fonte: Equipe Multidisciplinar

Última atualização: quarta, 6 nov 2019, 12:18