forum

forum

por ANDREZAURA GERMANA DINIZ ALVES -
Número de respostas: 0

Geografia 

foguete - totem

  • cilindro (corpo)
  • cone (nariz)
  • 2 semiesfera (as ´´asas`` laterais - basta usar uma esfera e ´´cortar`` ao meio, ou só encostar a esfera no cilindro se o app não permitir cortes).

como construir no celular (geogebra 3D ou tinkercad):

no geogebra 3D.

  1. abra ´´geometria 3D``.
  2. toque em cilindro- defina o raio= 3cm e altura 10cm.
  3. toque em cone- na tampa superior do cilindro, crie um cone com raio= 3cm e altura 4 cm (nariz do foguete).
  4. toque em esfera- crie uma esfera com raio= 2cm.
  • nova esfera para encostar lateralmente no cilindro (centro da esfera alinhada ao meio da altura do cilindro).
  • duplique a esfera para outro lado (espelhar).
  1. ajuste cores: corpo cinza, cone vermelho, esfera azuis.
  2. gire e a cena e faça um print.

no tinkercard (web, pelo celular lá também).

  1. arraste cylinder- defina r= 3, h= 10 (pense em cm como unidade didática).
  2. arraste cone- r= 2, posicione uma de cada lado. 
  3. agrupe tudo e exporte uma imagem 

construir um foguete- totem usando um cilindro 

(cone +cilindro +esfera)

descrição:

construir um foguete totem usando um cilindro (corpo) um cone (nariz) e duas esfera laterais como asas (ou semiesferas, se o app permitir recorte).

  • medidas usadas: cilindro= r= 3cm e h= 10cm, cone= r= 3cm e h= 4cm, esfera, r= 2cm (duas iguais).
  • processo: crie o cilindro, alinhei o cone no topo, e posicionei as esfera laterais, centralizadas na metade da altura do cilindro.
  • motivação: Quiz um objeto com ´´asas de foguete, mas com elemento simples da geometria espacial para analisar volume e discutir composição.

pergunta: 

se eu dobrar o raio do cilindro mantendo a altura, como munda o volume do foguete ? (a pista: o volume do cilindro cresce com R2).

comentários dos colegas:

  1. adorei a combinação da colega... a simetria deixou o solido bem equilibrado. Se você aumentasse a altura do cone mantendo os raios, ele ficaria mais aerodinâmico. (como isso afetaria o volume do total?) (dica: o volume do cone cresce linearmente com a altura ).
  2. ficou muito bom! curti a forma que você posicionou as esfera. uma ideia: e se trocar as esferas por meia esferas colocadas no cilindro ? isso reduziria o volume (metade de cada esfera) e daria uma aparencia mais de asas.

 

 

 

Anexo e8c03d24-86b2-4263-a864-a4b969d5e108 foguete.jpg