Atividade – Construção de Sólido Espacial no GeoGebra 3D
Para realizar a atividade, utilizei o GeoGebra Calculadora 3D e criei uma figura espacial composta por um cilindro e uma esfera. Minha ideia foi representar uma estrutura semelhante a uma torre com cúpula.
Comecei construindo o cilindro, que serviu como base da figura, representando a sustentação. Em seguida, posicionei uma esfera exatamente sobre a superfície superior do cilindro, funcionando como uma cobertura arredondada, semelhante a uma cúpula arquitetônica. Para deixar a construção mais criativa, rotacionei a esfera e inseri textos explicativos no ambiente 3D, destacando as partes do sólido como “base cilíndrica” e “cúpula esférica”.
Elementos matemáticos utilizados:
- Simetria: a esfera foi posicionada no centro do cilindro, garantindo equilíbrio visual.
- Paralelismo: as bases circulares do cilindro foram mantidas paralelas entre si.
- Geometria espacial aplicada: calculei no próprio GeoGebra a área lateral do cilindro e o volume da esfera, relacionando conceitos teóricos à prática de modelagem.
Comentário sobre os colegas
- Comentário 1: No trabalho de um(a) colega que usou apenas cones lado a lado, eu sugeriria colocar uma esfera no topo de um dos cones, criando um sólido que lembrasse uma torre com ornamento. Isso deixaria a construção mais integrada e visualmente atrativa.
- Comentário 2: Outro(a) colega utilizou um cilindro isolado. Minha proposta seria acrescentar um cone invertido sobre o cilindro, transformando-o em uma figura semelhante a um foguete. Isso ampliaria a criatividade e mostraria a combinação de sólidos em um mesmo espaço.
Conclusão
A atividade foi importante para explorar a relação entre diferentes sólidos geométricos no ambiente tridimensional. Ao unir cilindros, esferas e cones, é possível representar construções do cotidiano, como monumentos, brinquedos de playground ou até modelos arquitetônicos, reforçando o aprendizado da Geometria Espacial de forma prática e criativa