Convite Aula Inaugural dos cursos da DEAD, da FACET e da FIH (UFVJM)

Convite Aula Inaugural dos cursos da DEAD, da FACET e da FIH (UFVJM)

por RICARDO DE OLIVEIRA BRASIL COSTA -
Número de respostas: 0
 
Os cursos da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), da Diretoria de Educação Aberta e a Distância e da Faculdade de Ciências Exatas (Facet), em parceria com o Projeto de Pesquisa "Ler e escrever na Universidade: investigação sobre as práticas de letramento e sua contribuição na construção de um lugar de autoria", coordenado pela profa. Marida de Lourdes Ferreira, convidam todos os seus alunos, professores e técnicos administrativos para a Aula Inaugural:
A inteligência artificial e a produção de conhecimento na Universidade.
Serviço:
Data: 31/08.
Horário: 19h.
Local: Auditório da Reitoria da UFVJM - Campus JK
Transmissão: Canal Oficial da DEAD da UFVJM:
Obs.: O evento certificará os participantes! Para isso é preciso se inscrever no evento do Even.
Ministrantes:
Gladis Maria de Barcellos Almeida
Concluiu o doutorado em Letras/Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 2000. Realizou, entre 2008 e 2009, seu estágio pós-doutoral na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, Espanha. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Publicou vários artigos em periódicos especializados e capítulos de livros (muitos deles podem ser obtidos em https://www.researchgate.net/profile/Gladis_Maria_Almeida). Proferiu conferências no Brasil e no exterior. Atualmente orienta projetos de mestrado e de doutorado e coordena o projeto "Terminologia Científicas e Técnicas Comuns" (TCTC) da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Terminologia (GETerm). É membro da Rede Ibero-Americana de Terminologia (RITerm), da Rede Panlatina de Terminologia (Realiter) e do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), do qual foi presidente nos anos de 2009-2011. Atua na área de Linguística, com ênfase em Terminologia, Lexicologia, Lexicografia e Linguística de Corpus. Integra o corpo de pesquisadores do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC/ICMC-USP).
Mardochée Ogécime
É Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (PPGCC/UFOP, 2027); Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/PPGCI/UFMG, 2021); Mestre em Ciência da informação pela Universidade Federal da Bahia (ICI/PPGCI/UFBA, 2016); Engenheiro informático pela Universidad Tecnológica de Santiago (UTESA, República Dominica, 2012); Especialista em Segurança Cibernética (IGTI/XPe, 2022-2023) e em Administração de projetos pela CBTech (Universidad Tecnológica Nacional, Argentina, 2015). É bolsista do CNPQ em nível de pós-doutorado (ECI/PPGCI/UFMG, 2023). Tem experiência na área de Ciência da Informação, Informática e Administração, com ênfase em Planejamento estratégico, Coordenação e Direção de projetos; pesquisador em Economia-política da Informação, do conhecimento e das tecnologias, Capitalismo informacional, Capitalismo Cognitivo e Industrias inteligentes. Embaixador da EPE (Escola Profissional de Ennery) na América Latina.