Atividade com projeção espacial
Para essa atividade, eu utilizei o aplicativo GeoGebra 3D no meu celular, onde construí uma figura tridimensional combinando diferentes sólidos geométricos. Em seguida, projetei essa construção sobre uma superfície plana (o chão da minha casa), conforme solicitado.
- Passo a passo da construção:
1. Base da construção: Comecei com um cubo rosa transparente com arestas verticais, representando a estrutura de base. Ele está apoiado no plano cartesiano (no ponto O).
2. Em cima do cubo: Coloquei uma esfera vermelha, centralizada, representando uma forma mais orgânica e arredondada, que contrasta com as formas planas do cubo.
3. No topo da esfera: Acrescentei um cone laranja, com o vértice no ponto K, que dá a sensação de finalização da estrutura, como se fosse um telhado ou cobertura.
4. Interior do cubo: Dentro da construção, posicionei um objeto real (um rolo de linha ou barbante e um cubo magico) bem no centro.
O que me motivou a criar essa estrutura:
A ideia foi construir algo que lembrasse uma torre futurista ou um observatório, usando apenas sólidos geométricos espaciais. Minha intenção era explorar como diferentes formas (cubo, esfera e cone) podem ser combinadas para criar um objeto visualmente interessante e com múltiplas interpretações.
Escolhi usar o GeoGebra 3D porque ele me permitiu visualizar tudo em três dimensões, com projeção em realidade aumentada, o que tornou a experiência bem mais envolvente.