Para esta atividade, utilizei meu celular para construir um objeto tridimensional utilizando sólidos geométricos. A minha ideia inicial foi criar uma estrutura que lembrasse uma caixa com tampa, composta por um cubo como base e uma pirâmide na parte superior. Essa estrutura foi projetada em uma superfície plana, que simulei usando a tela do meu tablet com um aplicativo de geometria 3D.
No passo a passo, primeiro modelei o cubo, ajustando suas dimensões para que ele tivesse um espaço interno suficiente. Em seguida, sobrepus a pirâmide, centralizada sobre o cubo, formando uma espécie de tampa cônica decorativa. Após finalizar a estrutura, inseri um fone de ouvido dentro da base do cubo, simbolizando a função de caixa organizadora ou porta-objetos.
O que me motivou a criar esse objeto foi justamente a ideia de unir matemática e funcionalidade, demonstrando como os sólidos geométricos estão presentes em objetos do nosso cotidiano. Além disso, quis representar como a arte, o design e a matemática podem se complementar na criação de algo útil e criativo.
Essa experiência me permitiu visualizar melhor a aplicação dos sólidos espaciais e refletir sobre como eles podem ser trabalhados de forma prática e significativa com os alunos.